
Encravada no estreito espaço entre dois edifícios em Varsóvia, na Polônia, a Casa Keret é considerada a mais estreita do mundo. Com apenas 91 centímetros de largura no seu ponto mais estreito e 1,2 metro na sua parte mais ampla, a casa só é grande o suficiente para que uma pessoa se mova lá dentro.
O espaço único é ideia do escritor e cineasta israelense Etgar Keret. O espaço entre os dois edifícios foi descoberto há quase seis anos, pelo arquiteto polonês Jakub Szczesny. Ele percebeu que havia espaço suficiente para caber uma casa, então decidiu ir em frente e construir uma. Apresentar um projeto para o pequeno espaço disponível foi difícil, mas os verdadeiros desafios estavam nas questões de propriedade, regulamentos de construção e financiamento. Felizmente, ele conseguiu levantar € 70.000 (mais de 203 mil reais) para o projeto e iniciou a construção em colaboração com a Fundação de Arte Polonesa.
Para aproveitar o pouco espaço disponível a casa teve de ser especialmente projetada. A estrutura foi construída manualmente fora do local e encaixada no lugar por uma equipe de construtores. Szczęsny foi forçado a não usar janelas. Em vez disso, a luz solar entra por dois furos na parede do quarto.
Visto aqui